sábado, 11 de fevereiro de 2017

Uauu... Aprendendo uma arte nova! Tingindo

Olá


Como já falei, ano passado não fiz muita coisa, o pouco que fiz nem mostrei aqui, e, esse ano, ainda não fiz nadinha de "arte", vou ficar enferrujada. Até tenho ensaiado um bordadinho, mas não sai nada.

Do pouco que fiz ano passado, tem algumas coisinhas que ainda não vim aqui mostrar a vocês, mais aos pouquinhos vou tentar por tudo em dia.

Já disse, lááá quando comecei o blog, que já fiz muita coisa de artesanato, desde pequena estava sempre envolvida com o artesanato e criando algo com as mãos, mas, se tem um coisa que ainda não tinha feito, foi tingimento, talvez tenha feito um há muito, mais muito tempo mesmo, e, se minha lembrança estiver certa, nossa dei impressão de ser velha o que não é verdade, acho que fiz um tingimento quando criança mesmo, mas, nada criativo, apenas uma recuperação de roupa.

E, apesar de ser tão envolvida com o artesanato, apesar de já trabalhar a um bom tempo, na mais tradicional fabrica de corantes, Corantes Guarany, e de ser amiguíssima da mestra do tingimento, a querida Lala Andreotti, sabe que não tinha tingido?!?!

Já vi "trocentos" vídeos, várias aulas, diversas apostila e os mais variados tipos de tingimento, e mesmo assim, nada de fazer arte com corante.

Em outubro de 2016, fazendo uma campanha para o Outubro Rosa com cos funcionários, os Corantes Guarany , lançou um concurso com seus funcionários, e, eis que então fui fazer o tingimento.

Tudo bem que não ganhei o concurso, mas ele serviu para aguçar um pouquinho a vontade de tingir.

A peça e a cor para tingirmos era a mesma para todos - Camiseta Rosa. Saíram camisetas lindas, e por isso não ganhei, mas a minha até que ficou lindinha.

Usando uma camiseta branca, linha 10 (linha de pipa), corante para tecido de algodão Tingecor Guarany rosa, panela, colher de pau e água, saiu essa camiseta usando a técnica Shibori que é a técnica do alinhavo, assim, desenhei as linhas curvas com caneta que apaga na água, alinhavei usando a linha de pipa, puxei bem, deixando bem apertado e coloquei na água fervente, já com o colorante diluído, .e deixei no fogo, mexendo por 30 minutos, tirei, enxaguei bem e deixei no Fixacor, também da Guarany, tirei o alinhavo e?!?! vamos ver?





Muito legal, não? Podemos reaproveitar aquela blusinha que já enjoamos, criar uma peça nova e diferenciada, e fazer pachtwork com tecidinhos tigindos...Sim fazer patchwork, e deixar sua peça exclusiva. Na próxima postagem, vou postar lindas mochilas feitas com tecido tingido, e, por mais que a mochila seja o mesmo modelo, a cor seja a mesma, pode ter certeza, uma mochila nunca será como a outra, sempre será uma peça exclusiva.

Quer a sua também, encomende pelo e-mail doananaartesanatos@yahoo.com.br.

Deixe um recadinho.

Beijos e até o próximo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu cantinho e por sua participação!
Tudo aqui é postado pensando em receber sua visita, por isso adoro receber seu comentário.
Volte sempre que puder e confira as novidades!

Até a próxima